quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ORIGEM DO NOME PINTO

É deveras sabido que o apelido de família PINTO deriva de uma alcunha medieval colocada, fixada e transmitida numa linhagem portuguesa, desde o século XII. Consultando os dicionários, estes apresentam para o mesmo significante vários significados para o nome PINTO:

1º- Como nome comum: pinto = frango recém-nascido. No Brasil, “pinto” designa também o órgão sexual masculino!

2º-Como adjectivo: pinto = pintado, deriva do latim pinctus, por pictus, particípio passado de pingere, “pintar”.Como adjectivo, pinto significa então “que tem cores diversas”. Já numa cantiga de escárnio e maldizer do século XIII, aparece “dentes pintos come dados”.

Qual deles, nome ou adjectivo terá dado origem ao apelido PINTO?

Tudo aponta para que seja o adjectivo pinto = pintado. Alguns autores antigos dizem que este “apelido deriva de uma alcunha motivada por um cavaleiro regressado de uma batalha com a sua armadura e o resto da indumentária salpicados com pingos de sangue”.

A reforçar esta origem temos a heráldica desta família, “cinco crescentes vermelhos” , uma alusão clara a batalhas contra os mouros.

Aqui jaz quem nos perigos
Das guerras, em que se achou
As Armas sempre pintou
Com sangue dos inimigos
E hum gran Rey que me estimava
Vendome de sangue tinto
Quis que me chamasse Pinto
Porque tam bem me pintava.

Manuscrito da Armaria nº 1652 da Torre do Tombo, sobre os “Pintos”.

Sobre a explicação da heráldica da família Pinto, a obra anónima “Pintos de Riba-Bestança”, editada em 1856, na pág. 7 refere:

“ A mesma construcção das armas dos Pintos mostra a excellencia desta família. São cinco crescentes de luas vermelhas, com um crescente na espadoa. As luas vermelhas designam batalhas ganhadas a mouros: as aspas, batalhas ganhadas em dia de Santo André: e o leopardo, vigor e força. "

A QUESTÃO DA HERÁLDICA

Normalmente a heráldica das famílias nobres medievais com apelidos retirados do reino animal são falantes, ou seja no escudo ou no timbre existe uma representação do referido animal, indicativo da origem do apelido.
Por exemplo a família Aranha, tem aranhas no escudo, a família Lobo, lobos, a família Bezerra, bezerros, a família Coelho, coelhos, a família Cabral, cabras, Carneiro, carneiros, Cordeiro, cordeiros, Corvacho, corvos, Falcão (um falcão no timbre), Gama (uma gama no timbre), Gato, gatos, Gavião, gaviões, Lagarto, lagartos, Lebrão, lebres, Leitão (um leitão no timbre), Sardinha, sardinhas, etc.

Dois apelidos de família parecem não derivar do reino animal, a família PINTO pelas razões já referidas na sua interpretação heráldica e a família BARATA, cujo nome parece provir da alcunha de coisa barata, baratar (em Portugal, barata, era um antigo título de dívida, contrato, permuta). Ora, esta família não apresenta no brasão baratas, mas sim três mãos que podem ser interpretadas como indicativa da profissão da prática de um negocio.

Sem comentários: