domingo, 26 de outubro de 2008

Memória da nobre e antiga CASA DA TORRE DE CHÃ, em Ferreiros de Tendais

Durante séculos as grossas paredes de granito resistiram a guerras, a intempéries, mas não ao homem. O mesmo homem que cria, destrói. Em 1939, a secular Torre de Chã, solar medieval da família Pinto, foi brutalmente demolida. Este acto de ignorância e estupidez privou a família Pinto da sua casa acastelada, um símbolo de prestígio e antiguidade.A Torre de Chã, também designada por castelo de Chã ou Quintã de Chã(ou da Cham), situava-se num alto rochoso e agreste da serra de Montemuro, junto do ribeiro de Bestança, na antiga vila de Ferreiros de Tendais. O padre desta vila, nas memórias paroquiais de 1758, escreve: “Desta villa comforme alcanso procedeo a família dos Pintos”.
Esta página pretende ser um repositório de informações genealogicas e documentais, memórias iconograficas sobre a história da antiga Casa da Torre de Chã até à sua queda. Esta contempla naturalmente as origens e a história da enorme família Pinto.
Apresenta-se ainda um levantamento fotográfico da heráldica dos Pinto (apenas armas plenas) a nível nacional. Muitas destas pedras de armas são referentes a ramos entroncados.


Dos Pinto, ditos de Riba-Bestança, descendem os Mouta Pinto, senhores da Torre de Chã, os Pinto de Miranda, padroeiros de Real no concelho de Paiva, srs. da Quinta de Crasto, feitos mais tarde condes de Castelo de Paiva. De referir os Pinto, srs. das quintas de Vilar Maior (terra da Feira) e de Travanca, os Pinto, srs da honra de Paramos 8Espinho), os Pinto, senhores donatários do antigo concelho de Ferreiros de Tendais e alcaides-mores de Chaves (hoje representados pelo actual conde de Mesquitela). Destes derivam outras ilustres casas nobres e morgadios que usam ou usaram este apelido. Os Teixeira Pinto, srs. do morgadio de Calvilhe e Pendilhe, os Pinto Coelho srs. do concelho de Felgueiras e Vieira ainda morgados de Ratiães e Simães. Destes vindo por linha feminina os Pinto Coelho das terras de Basto e Lisboa. Dos srs. de Felgueiras derivam os Pinto da Quinta do Bom Jardim, do Porto, desta casa provem os Pereira Pinto, morgados da Casa do Arco e Casa da Calçada em Vila Real, por sua vez desta Casa derivam os viscondes de Montalegre e viscondes de Vila Garcia, ainda os Silveira Pinto da Fonseca, marqueses de Chaves e condes de Amarante, os morgados de Novões e morgados de Ramaldo, junto ao Porto. Continuando na senda desta família, temos os Pinto, srs. do morgadio de Balsemão, instituido em 1315, junto de Lamego, mais tarde feitos viscondes de Balsemão com honras de grandes, os Pinto, srs. da Quinta do paço de Cidadelhe (Mesão Frio), os Pinto de Seixas, srs do morgado de Paço de Sever, junto de Lamego, os Pinto srs. da Quinta da Torre da Lagariça e os Pinto Machado, srs. da casa e Quinta de Fornelos, também no concelho de Aregos, os Serpa Pinto de Cinfães. Ficam ditos alguns ramos conhecidos desta família, já que se torna impossível enumerar aqui todos os ramos e sub ramos desta antiquíssima família.

Sem comentários: